Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CASA COR 2011 - ES - ICONES CAPIXABAS


SACOLA RETORNAVEL - Icones CASACA  e TAMBOR DE CONGO (icone da cultura capixaba)
As estampas sao silkadas em cima das lonas reaproveitadas'ao silka

As sacolas recebem as estampas silkadas em cima das lonas reaproveitadas.
Medidas -  45x45x20cm  - Forradas em tecido TNT e bolso externo.

Pesquisadores contam que o Congo Capixaba tem origem na cultura dos indios nativos do ES e o folclores afro-brasiliero durante o ciclo do Cafe. Os negros participaam das bandas de congo, "ao reviver as cortes africanas, com pompa e magnificência, organizaram-se hierarquicamente, para louvar a Virgem do Rosário e São Benedito, São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha, a padroeira do Espírito Santo.

A CASACA tem a forma de reco reco e o acabamento uma figura humana . Conta-se que a  figura esculpida era alguem -odiado- um fetiche - para satirizar os homens terriveis como os capitães do mato e maus senhores. Fabricado com uma madeira de alagadiços chamada tagibubuia.

TAMBOR Originalmente era fabricado com madeira oca e pele de boi.  Ainda e mantida sua confeccao em madeira e pele, sao coloridos,  pintados com as cores do grupo que pertence.

A BANDA DE CONGO  danca com passos ritimados e melodias simples (guardadas na memória ou improvisadas pelos mestres de congo) Falam da devocão aos santos, do mar, da natureza, do amor e da  morte.
O Projeto Equillibrium esta expondo 5 produtos com os icones e que podem ser adquiridos por encomenda pelo telefone 8828-9051 e e-mail projetoecobrasilis@gmail.com

2 comentários:

Barbara Becker disse...

parabens pela iniciativa!! =D além de criativa nos faz refletir sobre a importância de integrar ação social com pensamento ecológico para um futuro sustentável.

Barbara Becker disse...

parabéns pela iniciativa!! =D além de criativa nos faz refletir sobre a importância de integrar ação social com pensamento ecológico para um futuro sustentável.